sábado, 16 de maio de 2009

Reprodução de Kinguio








Qual aquarista que já não teve um kinguio ou peixe japonês?
O Kinguio foi um dos primeiros peixes a serem "domesticados" além de serem criadas novas raças e cores.Há mutações exageradas que devem sofrer imenso devido ás suas formas, não as recomendo de todo e consequentemente não as mostrarei nesta postagem


Reprodução de Kinguios em Tanques

Equipamentos e local

Eu recomendo a utilização de tanques externos ou como eu faço aqui em caixas de água de 500 litros.Infelizmente é uma tarefa complicada fazer a sexagem dos kinguios, por isso é inserido um grupo de peixes para a reprodução.Prefira peixes pequenos para futuras matrizes + ou - de 10cm.
A Caixa de água deve conter um sistema de filtragem bom mas que não moviemente intensamente a superficie da água pois será nela em que os peixes se reproduzirão, a filtragem deve ser composta por carvão ativado, lã perlon, cerâmica.Para uma caixa de agua de 500 litros recomendo que utilizem um filtro que faça uma filtragem de pelo menos 1200 litros por hora, assim não teremos problemas com a qualidade da água.Mesmo eles sendo peixes de água fria devemos colocar um termostato de + - 800 w e deixar a temperatura entre 25 °c e 27°c.
Devemos deixar cerca de 5 mudas de água-pes já desinfetas para que não ocorra o problema de termos "intrusos no tanque" como caramujos que comem os ovos dos peixes.

Os Peixes


Escolha então os peixes que devem estar sem sintomas de doenças (caldas roidas, fungos, feridas) e com um tamanho de 12cm, recomendo sempre que compram peixes pequenos para formarem matrizes pois os grandes ou ex-matrizes, podem não estar se reproduzindo mais ou com dificuldades dando crias tambem com imunidade baixa causando consequentemente a mortalidade dos mesmos.
Deixe na caixa de água um grupo com 6 kinguios, alimente-os com rações de crescimento (de preferencia pelas importadas), além de alimentos vivos (tenebrios, artenias, blood worms) em quantidades pequenas em 3 vezes ao dia, isso fara com que se desenvolva mais rápido não esquecendo de fazer trocas parcias quinzenalmente (de 200 litros, com água sem cloro) além da limpeza do filtro.

Epoca de reprodução


Ela pode ocorrer o ano todo, mas recomendamos de dar pelo menos um intervalo de uma reprodução a outra de 10 dias.
Geralmente ocorre no verão e primavera, mas se consegue ainda no inico de outono, no periodo da manhã onde os machos perseguem as femeas e as levam aos tufos de plantas de superficie onde suas raizes servirão de "maternidade" aos ovos.
Você pode forçar uma reprodução dando um choque termico na água da seguinte maneira:
faça uma troca parcial de 250 litros introduzindo água com uma temperatura inferior a recomendada ( +- 18 ºc, não menos que isso) e regula o termostato para a mesma temperatura. Isso deve ser feito no periodo noturno pois começara a perseguição apartir da madrugada durando até a manhã seguinte.
E´Recomemdavel todas as manhãs verificarmos as água-Pés e vermso se elas estão com ovos.

Após a reprodução


Caso tenha ocorrido a reprodução, parabéns!Agora cuidadosamente retire as água-pés e em um balde ou outro recipiente de um banho maria nelas com um anti fungo (eu utilizo a da mydor) e introduza-as em um aquario de preferencia com a mesma água e temperatura da caixa, de 40 litros com aquecimento e uma filtragem feita por um filtro de espuma assionado por um compressos a ar, pois assim não teremos problemas com sucções de filhotes.
A Eclosão dos mesmos ocorre num periodo de 40hs, dependendo da temperatura, quanto mais quente for mais rápido será o nasciemnto, mas não deixe a água superior a 28°c.

Após o Nascimento


Após nascerem os embriões estarã presos e se alimentado se seus sacos vitelineos, estão você começará a alimenta-los apartir do 2ºdia de vida em pequenas porções e várias vezes ao dia com infusórios, artenias recem eclodidas, zooplancton (que pode ser encontrados em tanques que estejam com a água verde, esse "caldo verde" é muito nutritivo aos flihotes).
Essa alimentação será a mesma até completar 20 dias, após isso pode se dar rações moidas ou especiais e destinadas a alevinos.
Não devemos esquecer das manutenções que devem começar após os alevinos completarem 20 dias de vida.Abaixo fotos de alevinos de kinguios a primeira mostra de um kinguio chocolate ou selvagem com 45 dias de vida, a outra com alevinos de kinguio cometa com cerca de 28 dias:

52 comentários:

  1. legal foi esclarecedor! valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom, gostei, bem esplicado.... os meus ja estaum com 45 dias d vidas...

    ResponderExcluir
  3. eu entendi como cuidart deles e agora eu posso cuidar deles mto obrigado, mas eu tenho uma aquario de 2 litros não tem problema não ou tem ???

    ResponderExcluir
  4. mais uma coisa da pra colocar 2 kinguios num aquario de 2 litros
    ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas você não pode colocar nem um alevino em um agua de 2 litros quer matar eles como eles vão nadar em 2 litros de agua como vão sobreviver cara pra ter pelo menos 1 kinguio você presisa de um aqua de no minimo 100 litros

      Excluir
  5. Tenho uma criadeira aqui e 50 litros coloquei ontem uma muda de aguapé estou agora purificando a aguá com produtos por enquanto não á peixes la dentro mais eu pensei em fazer criação de Guppies Espadinhas ou Kinguios, mais minha duvida é precisa de filtro na criadeira o tempo todo?

    ResponderExcluir
  6. Mas como saber quem é macho ou femea? Seria pela calda ou por outras características físicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época de reprodução, vc irá notar q o macho possui nas nadadeiras peitorais uns pontinhos brancos, chamados "órgãos de pérolas" e também logo atras dos olhos perceberá uns pontinhos brancos. A femea não tem nenhum ponto branco. Espero ter ajudado!

      Excluir
  7. Eu queria saber se os kinguios podem reproduzir sendo um macho e fêmea de cores diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem sim. No meu caso fiz a reprodução de red caps e saíram todos iguais aos país. Sendo kinguios eles se reproduzem sim e formam uma nova variação com a mistura dos país.

      Excluir
  8. Eu queria saber se os kinguios podem reproduzir sendo um macho e fêmea de cores diferentes

    ResponderExcluir
  9. Boa noite.....bom eu tenho um aqua de 200 litros e alguns kinguios .....tenho um telescópio fêmea de 14 cm com 1 ano e meio.... E aah tres machos perseguindo ela....2 cometas e 1 fantail .....como saber se ela vai desovar ou não

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.....bom eu tenho um aqua de 200 litros e alguns kinguios .....tenho um telescópio fêmea de 14 cm com 1 ano e meio.... E aah tres machos perseguindo ela....2 cometas e 1 fantail .....como saber se ela vai desovar ou não

    ResponderExcluir
  11. Se está havendo perseguição, provavelmente haverá a reprodução. Separe 1 fêmea e dois machos em um Aqua ou tanque, coloque uma bomba de oxigenação e se tiver alfaces dágua ajuda a estimular. Vc terá que cuidar pois os kinguios não tem cuidado parental, ou seja, não cuidam das ovas, eles as comem na mesma hora. Seria bom também por umas pedras de fundo, pois ali as ovas se escondem. Em Aqua comunitário dificilmente conseguira a reprodução pois por conta das bactérias ( sejas elas benificas ou não) as ovas irão fungar. Se ocorrer a fecundação em 48 hs veja já verá os alevinos. Para alimenta- los use artêmias salinas após 48 hs, pois nesse período eles comem o saco vitelínico. Boa sorte. Caso queria mais alguma outra informação me contate por e- mail Flávia.esmeraldo@yahoo.com.br

    Todas informações que postei aqui são baseadas em experiência própria.

    ResponderExcluir
  12. Corrigindo e-mail

    flavia.esmeraldo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um problema com meu quinquio,c possivel dco meu watts c quiser me ajudar nessa duvida 051996917640

      Excluir
  13. minha femea botou ovos mas nao tenho macho entao peguei os ovos e botei em um pote separado ate eu comprar um macho entao queria saber quantos dias esses ovos vao durar

    ResponderExcluir
  14. o meu macho morreu bem na epoca de reprodução

    ResponderExcluir
  15. Meu peixe oranda está com manchas esbranquiçadas no corpo e na calda.oque deve ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser ictio. A labcon tem remédio para essa doença. Vc tem que separar o peixe em um Aqua hospital para tratamento.

      Excluir
  16. Tenho 10 peixes kinguios no meu aquário de 70 Litros.sei que o espaço é insuficiente,quais as chances de sobrevivência,sou iniciante.e não sei o que fazer.me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que os peixes se desenvolvam e cresçam é essencial alguns fatores: qualidade da água, boa filtragem, boas rações e para kinguios em especial o espaço, pois sua longa cauda exige espaço. Para um boa qualidade de vida a média para kinguio é 1 para cada 40 lts. Vale lembrar tbem que to tamanho total do Aqua vc diminui 15% do espaço que se destina aos enfeites, pedras....

      Excluir
    2. Para que os peixes se desenvolvam e cresçam é essencial alguns fatores: qualidade da água, boa filtragem, boas rações e para kinguios em especial o espaço, pois sua longa cauda exige espaço. Para um boa qualidade de vida a média para kinguio é 1 para cada 40 lts. Vale lembrar tbem que to tamanho total do Aqua vc diminui 15% do espaço que se destina aos enfeites, pedras....

      Excluir
    3. Em que mes os peixe se reproduzem no calor ou no frio

      Excluir
    4. Em que mes os peixe se reproduzem no calor ou no frio

      Excluir
  17. Temho 4 kinguios dois kinguio veu, um kinguio comum e um kinguio telescópio... Queria saber qual o tamanho que eles estão apto a reprodução e se espécies de kinguio diferentes podem ter uma Boa reprodução?

    ResponderExcluir
  18. Temho 4 kinguios dois kinguio veu, um kinguio comum e um kinguio telescópio... Queria saber qual o tamanho que eles estão apto a reprodução e se espécies de kinguio diferentes podem ter uma Boa reprodução?

    ResponderExcluir
  19. tenho um 4 peixes kiguios e um telescópio, os peixe ficam perseguindo o telescópio sem parar, nesse momento é o correto colocar o telescópio na criadeira para botar os ovos, como funciona essa parte da reprodução sou novo nesse ramo de aquarios.

    ResponderExcluir
  20. Tenho um aquário com uma capacidade de 15 litros no maximo e tenho lá dois telescópios e eles fizeram uma postura. Acho que pelos vistos a capacidade do aquário não é assim tão relevante

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Tenho um Aqua de 20 litros e não sabendo que era pequeno coloquei uma kinguio comum nele, hoje encontrei a pobrezinha morta infelizmente.
    Para nossa surpresa quando fomos retirá-la apareceu um alevino...
    Pelo que pesquisei, está em um saco vitelino, mas como?
    Sem um macho para fecundação
    Um penas...
    O que fazer?
    Vai vingar?
    Como cuidar?
    Até o momento colocamos numa criadeira dentro do próprio aquário

    ResponderExcluir
  22. Os levinos de kinguios tem que dar algum alimento especial pra eles ter cores ou já são de natureza por que os meu estao ficando todos sem cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa, eles já nascem com a coloração, ou do pai ou mãe

      Excluir
  23. Respostas
    1. Final de inverno e entrada de verão. O meu já está de desovando

      Excluir
  24. Posso ter kinguios em um recipiente de 70 L ?

    ResponderExcluir
  25. Olá boa tarde meu kinguio macho não para de perseguir a fêmea será que ela está com ovos pois tentei fazer manualmente mais não saiu nada nem dele e nem dela coloquei os dois em um outro aquário mais não sei se está no memento certo apesar da perseguição

    ResponderExcluir
  26. Manualmente não da certo. Tem que ser natural. Vc tem que estudar as condições de desova de um kinguio, a temperatura da agua, ph, tem que ter plantas. A fecundação só terá sucesso se todas condições estiverem corretas. Logo após a fecundacao, vc deve separar os ovos, pois os pais comem. Vc deve colocar em um outro aquario com a mesma agua nas mesmas condições. Se tudo der certo, em 3 dias os alevinos começam a nascer. Os 3 primeiros dias eles se alimentam do saco gestacional, depois disso deve alemnta-los com artemias.

    ResponderExcluir
  27. Com quanto tempo os kinguios começam a reproduzir?

    ResponderExcluir
  28. Quero reproduzir porém na minha região chega a 5 graus qual o melhor peixe para reproduzir?

    ResponderExcluir
  29. Olá, estou com a primeira desova dos meus kinguios, com quanto a umas preciso usar o aerador?

    ResponderExcluir
  30. Foi bom saber da reprodução dos kinguios gostei

    ResponderExcluir
  31. Os alevinos saem com características do pai ou da mãe? Meus kuinguios são de espécies diferentes, e reproduziram, mas não sei qual é o pai e nem a mãe.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde.Os alevinos estão com 45 dias. Posso colocar eles no aquario principal? Ou quanto tempo seria legal colocar?

    ResponderExcluir