sábado, 16 de maio de 2009

Reprodução de Kinguio








Qual aquarista que já não teve um kinguio ou peixe japonês?
O Kinguio foi um dos primeiros peixes a serem "domesticados" além de serem criadas novas raças e cores.Há mutações exageradas que devem sofrer imenso devido ás suas formas, não as recomendo de todo e consequentemente não as mostrarei nesta postagem


Reprodução de Kinguios em Tanques

Equipamentos e local

Eu recomendo a utilização de tanques externos ou como eu faço aqui em caixas de água de 500 litros.Infelizmente é uma tarefa complicada fazer a sexagem dos kinguios, por isso é inserido um grupo de peixes para a reprodução.Prefira peixes pequenos para futuras matrizes + ou - de 10cm.
A Caixa de água deve conter um sistema de filtragem bom mas que não moviemente intensamente a superficie da água pois será nela em que os peixes se reproduzirão, a filtragem deve ser composta por carvão ativado, lã perlon, cerâmica.Para uma caixa de agua de 500 litros recomendo que utilizem um filtro que faça uma filtragem de pelo menos 1200 litros por hora, assim não teremos problemas com a qualidade da água.Mesmo eles sendo peixes de água fria devemos colocar um termostato de + - 800 w e deixar a temperatura entre 25 °c e 27°c.
Devemos deixar cerca de 5 mudas de água-pes já desinfetas para que não ocorra o problema de termos "intrusos no tanque" como caramujos que comem os ovos dos peixes.

Os Peixes


Escolha então os peixes que devem estar sem sintomas de doenças (caldas roidas, fungos, feridas) e com um tamanho de 12cm, recomendo sempre que compram peixes pequenos para formarem matrizes pois os grandes ou ex-matrizes, podem não estar se reproduzindo mais ou com dificuldades dando crias tambem com imunidade baixa causando consequentemente a mortalidade dos mesmos.
Deixe na caixa de água um grupo com 6 kinguios, alimente-os com rações de crescimento (de preferencia pelas importadas), além de alimentos vivos (tenebrios, artenias, blood worms) em quantidades pequenas em 3 vezes ao dia, isso fara com que se desenvolva mais rápido não esquecendo de fazer trocas parcias quinzenalmente (de 200 litros, com água sem cloro) além da limpeza do filtro.

Epoca de reprodução


Ela pode ocorrer o ano todo, mas recomendamos de dar pelo menos um intervalo de uma reprodução a outra de 10 dias.
Geralmente ocorre no verão e primavera, mas se consegue ainda no inico de outono, no periodo da manhã onde os machos perseguem as femeas e as levam aos tufos de plantas de superficie onde suas raizes servirão de "maternidade" aos ovos.
Você pode forçar uma reprodução dando um choque termico na água da seguinte maneira:
faça uma troca parcial de 250 litros introduzindo água com uma temperatura inferior a recomendada ( +- 18 ºc, não menos que isso) e regula o termostato para a mesma temperatura. Isso deve ser feito no periodo noturno pois começara a perseguição apartir da madrugada durando até a manhã seguinte.
E´Recomemdavel todas as manhãs verificarmos as água-Pés e vermso se elas estão com ovos.

Após a reprodução


Caso tenha ocorrido a reprodução, parabéns!Agora cuidadosamente retire as água-pés e em um balde ou outro recipiente de um banho maria nelas com um anti fungo (eu utilizo a da mydor) e introduza-as em um aquario de preferencia com a mesma água e temperatura da caixa, de 40 litros com aquecimento e uma filtragem feita por um filtro de espuma assionado por um compressos a ar, pois assim não teremos problemas com sucções de filhotes.
A Eclosão dos mesmos ocorre num periodo de 40hs, dependendo da temperatura, quanto mais quente for mais rápido será o nasciemnto, mas não deixe a água superior a 28°c.

Após o Nascimento


Após nascerem os embriões estarã presos e se alimentado se seus sacos vitelineos, estão você começará a alimenta-los apartir do 2ºdia de vida em pequenas porções e várias vezes ao dia com infusórios, artenias recem eclodidas, zooplancton (que pode ser encontrados em tanques que estejam com a água verde, esse "caldo verde" é muito nutritivo aos flihotes).
Essa alimentação será a mesma até completar 20 dias, após isso pode se dar rações moidas ou especiais e destinadas a alevinos.
Não devemos esquecer das manutenções que devem começar após os alevinos completarem 20 dias de vida.Abaixo fotos de alevinos de kinguios a primeira mostra de um kinguio chocolate ou selvagem com 45 dias de vida, a outra com alevinos de kinguio cometa com cerca de 28 dias:

8 comentários:

  1. legal foi esclarecedor! valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito bom, gostei, bem esplicado.... os meus ja estaum com 45 dias d vidas...

    ResponderExcluir
  3. eu entendi como cuidart deles e agora eu posso cuidar deles mto obrigado, mas eu tenho uma aquario de 2 litros não tem problema não ou tem ???

    ResponderExcluir
  4. mais uma coisa da pra colocar 2 kinguios num aquario de 2 litros
    ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas você não pode colocar nem um alevino em um agua de 2 litros quer matar eles como eles vão nadar em 2 litros de agua como vão sobreviver cara pra ter pelo menos 1 kinguio você presisa de um aqua de no minimo 100 litros

      Excluir
  5. Tenho uma criadeira aqui e 50 litros coloquei ontem uma muda de aguapé estou agora purificando a aguá com produtos por enquanto não á peixes la dentro mais eu pensei em fazer criação de Guppies Espadinhas ou Kinguios, mais minha duvida é precisa de filtro na criadeira o tempo todo?

    ResponderExcluir
  6. Mas como saber quem é macho ou femea? Seria pela calda ou por outras características físicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época de reprodução, vc irá notar q o macho possui nas nadadeiras peitorais uns pontinhos brancos, chamados "órgãos de pérolas" e também logo atras dos olhos perceberá uns pontinhos brancos. A femea não tem nenhum ponto branco. Espero ter ajudado!

      Excluir