quarta-feira, 17 de junho de 2009

Acará Disco, o rei dos aquarios





O Acará disco (Symphysodon sp), pertence a familia do cilcideos.Originário da América do sul e central tem como berço a Amazônia onde se encontra uma grande variaedade de discos denominados selvagens, na minha opnião pessoas estes são os mais belos exemplares existentes.


É encontrado na natureza em grandes grupos, estes isolados de outros grupos.


Com o passar dos anos os discos foram sendo "domesticados" e gerando várias colorações como turquesas e pigeons.Esse peixe é considerado carnivoro porém nunca se alimenta de outros peixes como tetras (que possuem um tamanho inferior), apenas larvas de insetos e artênias.




Não recomendo inserir em um mesmo aquario discos selvagens com discos de raça pois os selvagens são peixes ainda capturas pois atualmente no mercado não escontramos criadores dos mesmos, em fim estes peixes possuem em seu organismo bactérias e fungos que são naturalmente desenvolvidos neles, mas os de raça possuem uma himunidade mais baixa se contagiando com estes tipos de fungos e bactéias.











imagem de um acará disco selvagem










Montagem e manutenção de um aquario de Discos

O Aquario deve ter uma capacidade grande de no minimo 150 litros, na minha opnião recomendo 50 litros para cada disco jovem (entre 5-12cm), além de sempre manter mais do que 2 discos no aquario pois abaixo disso pode ocorrer várias brigas para demarcação de território.O Aquario pode ter plantas mas devemos lembras que estes animais atingem 20cm quando adultos e devem ter espaço para se locomoverem avontade, uma dica para se manter um pH ácido entre 5,6 á 6,6 é utilizar troncos muito bem lavados e deixados de molho em água por um periodo de 7 dias.



Trocas parciais de 25% da capacidade total do aquario a cada 15 dias no máximo lembrando de sempre manter um pH 6,6 ou menos e evitar choques termicos durante uma troca de água.



Recomendo a utilização de filtro externos do tipo canister ou externo e que não movimente tanto a água pois devemos lembrar que o disco é um peixe muito calmo e gosta de ambientes com pequenos esconderijos e como uma rocha ou um tronco.


Um Aquário alto e um pouco comprido é sempre bem vindo para esses fantásticos peixes.













Companheiros ideáis

O Disco pode ser mantido com tetras em geral, mas nunca com peixes como dânio e barbus que são muito agitados podendo estressar o mesmo. Além de tetras , peixes como limpadores e outros ciclideos do sul como ramirezi, apistogramas e acarás.Não devemos nunca inseri-los num aquário com peixes japoneses, carpas e peixes ativos.





Reprodução

Antigamente sua reprodução era considerada um bicho de sete cabeças, mas atualmente com tantas informações e criadores, coseguimos detalhes desse processo, a seguir algumas dicas e modos de reprodução em cativeiro:



Futuras matrizes: para se conseguir formar um casal, o aquarista deve ter um aquario com cerca de 250 litros e introduzir um grupo de discos com cerca de 8cm de tamanho e deixar que forme casais naturalmente isso dura cerca de uns 6 meses, de acordo com o que vi em minha estufa.Deve-se alimenta-los 4 vezes ao dia em porções pequenas de rações de alta qualidade e destinadas a desenvolvimento de peixes acompanhado de alimentos vivos como tenebrios, artênias e daphinias.








O Casal já formado:Tendo já casal formado, isso se percebe quando dois exemplares se isolam do grupo e começam a demarcar um território, após isso retiramos e colocamos o casal em um aquario com cerca de 90 litros, com termostato mantendo temperaturas altas (entre 29ºC e 31ºC) e com um filtro tipo espuma que não movimente tão intensamente a água, sem cascalho ou substrato no fundo, somente algum vaso com uma planta como amazonese e um pedaço de telha ou cano para uma suposta e futura desova.




Alimentação dos filhotes e após o nascimento:Após a desova e nascimento dos filhotes começaremos a alimenta-los após 2 dias pois durante esse periodo eles estarão se alimentando de seus sacos vitelineos, mas não somente com nauplios de artênia mas também com infusórios, micro vermes e ração destinada à alevinos de oviparos encontradas facilmente em lojas de aquarismo.Não recomendo retirar a cria dos pais pois nos primeiros dias sua alimentação será um muco que sai das escamas dos pais, ele pode ser comparado ao leite materno, muito nutritivo e importante aos peixes.Alimentando os de 4 à 5 vezes ao dia em pequenas porções e não esquecer de trocas parcias.Ao atingirem 4cm podemos iniciar sua alimentação com rações dstinadas aos adultos.




Outras dicas: Deixe os aquarios de reprodução em locais tranquilos e nunca assuste os pais, estes podem se alimentar então de suas ovas e crias por uma questão de segurança.Corydoras são bem vindas em aquarios de reprodução.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário